Glossário
EXPRESSÕES EM IORUBÁ USADAS NO SAMBA
ORISUN – Expressão iorubá que designa fonte, nascente de água. Tem forte ligação com a ideia de origem e ancestralidade. ORUNMILÁ – Orixá conhecedor do destino de todas as pessoas. É ele que rege o Ifá (sistema divinatório do povo iorubá baseado em um conjunto de mitos em que as histórias dos orixás são relatadas). Orunmilá tem, por isso, o título de Elérí-Ìpín: o que testemunhou a criação. IJEXÁ – Cidade iorubá que cultua Oxum e Logun-Edé. É também o nome de um ritmo sagrado dos terreiros de candomblé dedicado a Oxum e Logun-Edé. ILÚS – Atabaques rituais tocados para evocar os orixás. O ilú também é um ritmo dos terreiros de candomblé, tocado para evocar Iansã. Na letra do samba, os ilús são citados como atabaques. ORI – Cabeça. No sentido espiritual, Ori é uma divindade que conduz o ser ao seu destino profundo. LOSI – Saudação a Logun-Edé que evoca a realeza do príncipe e o ato de reverenciá-lo. Tem provável origem no termo iorubá lò (inclinar-se em saudação). LOGUN ARÔ – Arô (do iorubá àró) é uma expressão bastante utilizada para saudar os orixás ligados à caça. Faz referência ao povo arò, que segundo os relatos míticos fundou a cidade de Ketu, onde o cultos aos orixás caçadores (os odés) teria começado. Logun herdou a saudação de seu pai, um Odé (caçador), que costuma ser reverenciado com a expressão Okê Arô!: “o grande do povo de Arô”.
FICHA TÉCNICA
Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos da Tijuca
Fundação: 31/12/1931
Cores: Amarelo Ouro e Azul Pavão
Presidente: Fernando Horta
Enredo 2025: Logun-Edé – Santo Menino que Velho Respeita
Carnavalesco: Edson Pereira
Enredistas: Edson Pereira, Rodrigo Hilário e Mateus Pranto
Consultores do Enredo: Rafael Homem, Osmar Ibgodé e Gabriel Mello
Compositores: Anitta, Estevão Ciavatta, Feyjão, Miguel PG, Fred Camacho, Luiz Antonio Simas, Gustavo Clarão, Diego Nicolau.
Diretor de Carnaval: Fernando Costa
Diretor de Harmonia: Allan Guimarães
Comissão de Frente: Ariadne Lax e Bruna Lopes
1º Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira: Matheus André e Lucinha Nobre
2º Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira: Diego Jenkins e Thiná Teixeira
Mestre de Bateria: Casagrande
Rainha de Bateria: Lexa
Intérprete: Ito Melodia
Presidente da Velha Guarda: Ricardo Luiz
Presidente da Ala das Baianas: Ivone Gomes
Diretor da Ala de Passistas: Leyla Barros
Diretor Artístico: Pablo Guerreiro
Administrador da Quadra: Fernando Leal
Assessoria de Imprensa: Geissa Evaristo
LETRA DO SAMBA
Enredo: Logun-Edé - Santo Menino que Velho Respeita
Compositores: Anitta / Estevão Ciavatta / Feyjão / Miguel PG / Fred Camacho / Luiz Antonio Simas / Gustavo Clarão / Diego Nicolau.
Reflete o espelho… Orisun Nas águas de Oxum À luz de Orunmilá Magia que desaguou na ribeira E fez o caçador se encantar Sou eu, sou eu Príncipe nascido desse grande amor Herdeiro da bravura e da beleza É a minha natureza A dualidade e o fulgor De tudo que aprendi O todo que reuni Fez imbatível a força do meu axé Com brilho imenso, desafio o consenso, inquieto e intenso Sou Logun-Edé! Oakofaê, Odoyá Oakofaê, desbravei o mar Não ando sozinho, montei no cavalo marinho Abri caminho pro povo de Ijexá E no rufar dos Ilus Meu tambor A fé no Kale Bokun assentou Na proteção dos meus pais Ofás e abebés Sou a Tijuca e seus candomblés Um lindo leque se abriu Ori do meu pavilhão Amarelo ouro e azul pavão Orixá menino que velho respeita Recebi sentença de pai Oxalá Eu não descanso depois da missão cumprida a minha sina é recomeçar Logun-Edé Logun arô! Logun-Edé losi losi Eru awô A juventude do Borel Desce o morro pra cantar em seu louvor