top of page

Glossário 

EXPRESSÕES EM IORUBÁ USADAS NO SAMBA 

ORISUN – Expressão iorubá que designa fonte, nascente de água. Tem forte ligação com a ideia de origem e ancestralidade. ORUNMILÁ – Orixá conhecedor do destino de todas as pessoas. É ele que rege o Ifá (sistema divinatório do povo iorubá baseado em um conjunto de mitos em que as histórias dos orixás são relatadas). Orunmilá tem, por isso, o título de Elérí-Ìpín: o que testemunhou a criação. IJEXÁ – Cidade iorubá que cultua Oxum e Logun-Edé. É também o nome de um ritmo sagrado dos terreiros de candomblé dedicado a Oxum e Logun-Edé. ILÚS – Atabaques rituais tocados para evocar os orixás. O ilú também é um ritmo dos terreiros de candomblé, tocado para evocar Iansã. Na letra do samba, os ilús são citados como atabaques. ORI – Cabeça. No sentido espiritual, Ori é uma divindade que conduz o ser ao seu destino profundo. LOSI – Saudação a Logun-Edé que evoca a realeza do príncipe e o ato de reverenciá-lo. Tem provável origem no termo iorubá lò (inclinar-se em saudação). LOGUN ARÔ – Arô (do iorubá àró) é uma expressão bastante utilizada para saudar os orixás ligados à caça. Faz referência ao povo arò, que segundo os relatos míticos fundou a cidade de Ketu, onde o cultos aos orixás caçadores (os odés) teria começado. Logun herdou a saudação de seu pai, um Odé (caçador), que costuma ser reverenciado com a expressão Okê Arô!: “o grande do povo de Arô”.

unidos da tijuca morro do borel
tijuca enredo 2025
desfile 2025 unidos da tijuca carnaval carioca
Morro do borel unidos da tijuca

FICHA TÉCNICA

Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos da Tijuca
Fundação: 31/12/1931
Cores: Amarelo Ouro e Azul Pavão
Presidente: Fernando Horta
Enredo 2025: Logun-Edé – Santo Menino que Velho Respeita
Carnavalesco: Edson Pereira
Enredistas: Edson Pereira, Rodrigo Hilário e Mateus Pranto
Consultores do Enredo: Rafael Homem, Osmar Ibgodé e Gabriel Mello
Compositores: Anitta, Estevão Ciavatta, Feyjão, Miguel PG, Fred Camacho, Luiz Antonio Simas, Gustavo Clarão, Diego Nicolau.
Diretor de Carnaval: Fernando Costa
Diretor de Harmonia: Allan Guimarães
Comissão de Frente: Ariadne Lax e Bruna Lopes
1º Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira: Matheus André e Lucinha Nobre
2º Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira: Diego Jenkins e Thiná Teixeira
Mestre de Bateria: Casagrande
Rainha de Bateria: Lexa
Intérprete: Ito Melodia
Presidente da Velha Guarda: Ricardo Luiz
Presidente da Ala das Baianas: Ivone Gomes
Diretor da Ala de Passistas: Leyla Barros
Diretor Artístico: Pablo Guerreiro
Administrador da Quadra: Fernando Leal
Assessoria de Imprensa: Geissa Evaristo

 

velha guarda tijucana
Logun-Ede Tijuca

LETRA DO SAMBA

Enredo: Logun-Edé - Santo Menino que Velho Respeita
Compositores:  Anitta / Estevão Ciavatta / Feyjão / Miguel PG / Fred Camacho / Luiz Antonio Simas / Gustavo Clarão / Diego Nicolau.

Reflete o espelho… Orisun Nas águas de Oxum À luz de Orunmilá Magia que desaguou na ribeira E fez o caçador se encantar Sou eu, sou eu Príncipe nascido desse grande amor Herdeiro da bravura e da beleza É a minha natureza A dualidade e o fulgor De tudo que aprendi O todo que reuni Fez imbatível a força do meu axé Com brilho imenso, desafio o consenso, inquieto e intenso Sou Logun-Edé! Oakofaê, Odoyá Oakofaê, desbravei o mar Não ando sozinho, montei no cavalo marinho Abri caminho pro povo de Ijexá E no rufar dos Ilus Meu tambor A fé no Kale Bokun assentou Na proteção dos meus pais Ofás e abebés Sou a Tijuca e seus candomblés Um lindo leque se abriu Ori do meu pavilhão Amarelo ouro e azul pavão Orixá menino que velho respeita Recebi sentença de pai Oxalá Eu não descanso depois da missão cumprida a minha sina é recomeçar Logun-Edé Logun arô! Logun-Edé losi losi Eru awô A juventude do Borel Desce o morro pra cantar em seu louvor

guanabara logo
bottom of page